25 de fev. de 2011

Sonhadores Cotidianos



Andei pensando sobre os sonhos. Sobre aquelas imagens boas ou ruins que surgem em nossas mentes enquanto dormimos. Já notaram que sempre sonhamos com coisas ou muito incríveis ou muito ruim? Sonhamos com aquilo que temos medo que aconteça, ou com o que queremos tanto que parece realidade. Conheço pessoas que não gostam de sonhar, que vivem com os pés no chão.
Pessoas que não fazem planos que não querem acreditar que a vida pode ser melhor, nem pensam que a coisa mais ridícula em seu coração venha a acontecer. Tudo bem, não se pode viver o tempo todo se sonhos, ou até mesmo ilusões. Mas é preciso voar, desvendar sua alma, tomar forças para acreditar em coisas que tem poucas chances de acontecer, mas o seu coração faz com que ela fluam e toquem tão alto que mais cedo ou mais tarde aconteçam.
Essas pessoas sim, são felizes. Essas pessoas sim tem sorrisos largos e sinceros, e sabem como lidar com todo o tipo de situação. Tem gente que desiste muito fácil, que não procura alternativas. Simplesmente para, simplesmente sobrevive. A partir daí, os sonhos de despedaçam um por um, como se nunca tivessem existido.
Pelo o que vale a pena sonhar? Por quais pessoas vale a pena construir alguns sonhos? Porque eu luto? Porque a luta cotidiana?
Você precisa sonhar para saber que ainda é humano, pra saber que ainda sente. Acredito que sonhar e mostra a Deus com imagens os desejos de seu coração, de uma forma mais perto que ele entenda. Você precisa construir sonhos em cima daqueles que que construam sonhos com você, porque a partir do momento que alguém entra em sua vida, é normal ter sonhos conjuntos. Então, sonhe junto. Mas também trabalhe para que cada um deles se realize. E não se esqueça de sempre guardar alguns deles com você, porque se por qualquer motivo essa pessoa quiser de parar de sonhar com você, alguns deles você apanhou.
As pessoas lutam na rotina do dia dia justamente para alcançar os sonhos, seja ela qual for. Uma casa nova, um carro, uma moto, uma viajem, uma vida melhor a família. Admiro o sonho de todos os brasileiros, o sonho de ter uma gota de paz presente, nem que seja pequena.
Lutar pelo que deseja tem que ter um pouco de paz, calma, sonhos. Não adianta começar uma luta desanimado, sem garra e vontade. Luta-se justamente pelo encantamento que a luta trás: a ânsia de ver a vitória, o fim, a construção do sonho.
Então, nunca deixem de sonharem ou lutarem pelo que deseja. Não deixem que pessoas passem por cima deles, ou digam que você não vai conseguir o que deseja. Mesmo que só você acredite, guarde seus sonhos, proteja-os daqueles que vivem uma eterna escuridão sem volta.

14 de fev. de 2011

Dona Creuza



Até hoje eu não entendo porque os anjos tem que ir embora. Lembro-me até hoje daquele dia, lembro-me de das palavras cortantes que trouxeram a noticia de que minha rainha não voltaria pra casa. Não tem um dia em que eu não me lembre de você. Dos seus carinhos, suas histórias, seus abraços, beijos, cafunés. O seu cheiro perfumado, mas não por um perfume, o cheiro da sua pele me deixava extasiada: cheiro de anjo. Teus brincos, tuas unhas vermelhas cumpridas, teu jeito de arrumar-se... Era uma verdadeira dama, mulher guerreira, respeitável. 
Sinto-me protegida por ela. Por suas asas, seus braços. Como se alguém sempre estivesse ao meu lado quando ninguém mais estivesse. Seus olhos sobre mim me fazem caminhar a cada dia, imaginando poder sentar um dia em seu colo, ouvir de novo suas histórias. Hoje os meus olhos enchem de lágrimas não de tristeza, mas de uma saudade incontrolável, desesperada. Saudade que da vontade de pegar, de ter. Mas eu sei, um dia meus olhos vão chorar de felicidade, ao ver meu raio de luz novamente, meu sopro de vida, alguém me também me desejou. 
Minha branquinha, meu anjo... Dona Creuza, que sua luz ilumina a todos quem te amam. Vamos nos encontrar novamente, na fé. 


Dona Cila- Maria Gadu

De todo o amor que eu tenho
Metade foi tu que me deu
Salvando minh'alma da vida
Sorrindo e fazendo o meu eu
Se queres partir ir embora
Me olha da onde estiver
Que eu vou te mostrar que eu to pronta
Me colha madura do pé
Salve, salve essa branquinha
Que axé ela tem
Te carrego no colo e te dou minha mão
Minha vida depende só do teu encanto
Creuza, pode ir tranquila
Teu rebanho tá pronto
Teu olho que brilha e não para
Tuas mãos de fazer tudo e até
A vida que chamo de minha
Branquinha, te encontro na fé
Me mostre um caminho agora
Um jeito de estar sem você
O apego não quer ir embora
Diaxo, ele tem que querer
Ó meu pai do céu, limpe tudo aí
Vai chegar a rainha
Precisando dormir
Quando ela chegar
Tu me faça um favor
Dê um banto a ela, que ela me benze aonde eu for
O fardo pesado que levas
Deságua na força que tens
Teu lar é no reino divino
Limpinho cheirando alecrim



* Algumas partes da música foram mudadas.